Na minha opinião, a arte feita somente pela pessoa é mais interessante, veja porque:
O tipo de arte feita com ajuda de um computador é um tanto limitada, pois o computador pode não ter todos os recursos gráficos que o produtor queria para se expressar. Além do mais, é como se a máquina emposse sua própria assinatura, dando crédito a ela mesma e tirando-o da pessoa.
Já a arte feita somente pela pessoa é mais autêntica e por isso acho que, se a arte é para expressar o que realmente se sente, esse é o tipo mais adequado. Agora vamos aprofundar mais o assunto:
POR QUE MÁQUINA E ARTE NÃO COMBINAM?
Vou explicar porque tenho esse pensamento:
Existem coisas muito difíceis de compreender: os sentimentos humanos são alguns deles. Mas se compreender-los é tão difícil, o que diria de ilustra-las?
E é isso que um artista tenta fazer ao criar uma pintura, e, semelhantemente, a pessoa que tenta fazer isso com uma máquina. Porém, o artista tem toda a liberdade ao seu alcance, diferentemente da máquina ao tentar fazer a mesma coisa, pois você teria que programá-la, porém ela oferece mais recursos. Porém, mesmo com muitos recursos, acho que a máquina não pode representar um sentimento, pois se o próprio dono dos sentimentos não consegue os descrever de forma perfeita, o que diria a máquina?
Outro ponto que a máquina não consegue reproduzir é a imperfeição. Pois, na minha opinião, se algum dia alguém conseguir ilustrar os sentimentos humanos com total perfeição (eu duvido muito), vai ver que eles tem uma forma imperfeita e irregular, coisa que a máquina não consegue reproduzir, pois, por mais que a máquina tente chegar a irregularidade, ela não consegue. A máquina está sempre na uniformidade, assim, se ela quiser fazer uma cópia da "obra" que foi feita nela, ela consegue. Já com a pintura feita por pessoas (exclusivamente), é impossível fazer cópia, pois, por mais que uma pessoa tente, não fará uma cópia exata. E, assim, se assemelhando aos sentimentos humanos, que são únicos e impossíveis de copiar.
NO FUTURO QUEM SABE...
No atual momento, as máquinas não conseguem muita perfeição ao descrever os sentimentos, mas se pensarmos da seguinte forma: Se na pré-história as pinturas rupestres eram a mais perfeita forma de expressão, e hoje é a pintura com tinta e papel... talvez, no futuro, a forma normal de expressão artística seja digital!
Mas, por hora, prefiro acreditar que a pintura, ou qualquer forma de expressão feita exclusivamente pelo homem, é a melhor forma de expressar os sentimentos do próprio homem.
Por Gabriel
Nenhum comentário:
Postar um comentário